domingo, 27 de outubro de 2024

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

"it was me meeting you"

 


«It was me meeting you ! Thank you for your support. Enjoy your stay in Montréal ! Best wishes always,». Foi isto que ele lhe escreveu na segunda página do livro. Dedicatória. 

Este homem, nos seus cinquentas e de barba completamente branca, tinha-se-nos apresentado na "Paragraphe", ao ouvir-nos falar em português. Reconhecera a língua de a escutar no bairro onde crescera. 

Andreas Kessaris, filho de emigrantes gregos, veio mesmo ter connosco. Para se certificar que éramos, de facto, portugueses. A conversa foi correndo com a naturalidade de quem adora falar com pessoas de fora. Perguntei-lhe coisas dele e ele coisas nossas. Depois, por alguns livros e se me recomendava alguma coisa sobre a cidade e ele trouxe-me um, que ele escrevera. Afinal, não trabalhava apenas na livraria, como até já tinha um livro publicado de um dos bairros da cidade. Pequenas histórias dele próprio nesse bairro.

Depois quisemos falar com os outros empregados. O luso-italiano que estava ao balcão, cuja mãe era de São Miguel, mas que nunca foi a Portugal. E a rapariga filha de chineses. O Canadá é um melting pot. E o meeting point é esta livraria. Disse-me que gostava de Pessoa. E eu perguntei-lhe se conhecia Mário de Sá Carneiro. E depois o 'Fim'. E depois os 'Resistência'. Escrevi tudo num papel para ela ver no  google e no youtube. 

It was me meeting them.

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

domingo, 20 de outubro de 2024

sintra




9 da manhã. Quando os turistas ainda não chegaram. 
De alguma coisa há-de servir o filho jogar a essa hora contra o Sintrense. 

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

uma história violenta


«Desci as escadas, lentamente. Sentia uma viva emoção. Recordava a terrível esperança, o anseio de vida com que as subira pela primeira vez. Agora partia, sem ter conhecido nada daquilo que, confusamente, esperava: a vida na sua plenitude, a alegria, o interesse profundo, o amor. Da cas da Rua de Aribau, não levava nada comigo. Pelo menos, assim, o julgava eu, então.

(...)

O ar da manhã era estimulante. O chão estava molhado pelo orvalho da noite. Antes de entrar no automóvel, ergui os olhos para a casa onde vivera um ano. Os primeiros raios do sol chocavam contra as suas janelas. Alguns momentos depois, a Rua de Aribau e Barcelona inteira ficavam para trás.»

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Fi de Setmana


lugar do "Nada", de Carmen Laforet
 
(foto: matilde)

talvez o melhor nome para uma praça 
e estação de metro 

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Infiniesta


Gostamos de futebol por homens como Iniesta.
Vamos ao futebol por causa de génios como ele. Pelos Diego Armandos, os Chalanas, os Baggios, os  Aimars, os Zidanes, os Gazzas, os Tottis, os Bernardos. São estes pequenos génios que nos fazem sair de casa, com sol, frio ou chuva, e que nos levam durante aqueles minutos de volta à infância, onde nunca havia problemas e tudo era um lugar bom. É por eles. 
Ao ponto de até festejarmos um golo de Espanha na final de um mundial. Não foi por acaso que o único golo do jogo, o golo "de todos" , saiu das botas de Andrés Iniesta. Foi porque o futebol é de homens como ele. 
Que quando se retiram nos deixam uma pergunta amarga: e agora ?

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Sanduíche


"A nossa professora de Inglês, a Menina Gredis, era uma besta quadrada. Era loira e tinha um nariz grande e afiado. O nariz não era grande coisa, mas isso não importava quando olhávamos para tudo o resto. Usava vestidos justos com decotes grandes, sapatos de salto alto negros e meias de seda. Parecia uma serpente com pernas bonitas. Apenas se sentava na secretária para fazer a chamada. Deixava sempre uma secretária vazia à frente da turma e quando acabava de fazer a chamada vinha sempre sentar-se nela, virada para nós. A Menina Gredis sentava-se ali de pernas cruzadas e com a saia bastante subida. Nunca tínhamos visto pernas e ancas como aquelas. Bem, havia a Lilly Fischman, mas a Lilly era uma menina-mulher enquanto a Menina Gredis estava na flor da idade. E desfrutávamos dela todos os dias durante uma hora. Não havia nenhum rapaz na turma que não ficasse triste quando tocava a campainha e a aula de Inglês terminava. Depois falávamos sobre ela."

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Inferno é hoje não dormir aqui

 foto: Cláudia

Benfica - 4
Atlético de Madrid - 0