sábado, 30 de dezembro de 2023

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Europa, nous love dich !

 


Jacques Delors
(1925 - 2023)

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

sábado, 23 de dezembro de 2023

Future is now

Chego à conclusão de que já vivi tantos anos neste século como no século XX. 
Acabou-se: a partir de amanhã sou um homem do futuro.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Da favela pr'á Travessa


«Quando eu vou na cidade tenho a impressão que estou no paraizo. Acho sublime ver aquelas mulheres e crianças tão bem vestidas. Tão diferentes da favela. As casas com seus vasos de flores e cores variadas. Aquelas paisagens há de encantar os olhos dos visitantes de São Paulo, que ignoram que a cidade mais afamada da America do Sul está enferma. Com as suas ulceras. As favelas.»

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Mulheres

«A 16 de Setembro de 2022, Mahsa Amini morria no Irão, espancada pela polícia dos costumes porque trazia o véu mal colocado. A sua morte suscitou uma vaga de protestos em todo o país. Essa vaga transformou-se numa revolução feminista, apoiada pelos homens. Uma estreia mundial !
(...)
A proibição do vinho e do riso, da dança e dos concertos de mulheres não foram as únicas imposições exercidas sobre as mulheres. Durante quarenta e quatro anos, todas as altas esferas do poder foram ocupadas por cerca de dois mil e quinhentos homens - muitos deles de um pequeno número, quase no limite do incesto, de famílias clericais. As mulheres foram banidas de inúmeros desportos e, quando são autorizadas a praticá-los, devem fazê-lo com hijab. É-lhes proibido assistir a jogos de futebol. Em 2019, uma mulher, imortalizada desde então como Blue Girl, ou "a rapariga azul", imolou-se como protesto contra este apartheid vergonhoso entre géneros. (...) O número de mulheres autorizadas a frequentar a universidade é limitada por uma quota, e muitas são as áreas de estudo que lhes permanecem interditas (...)» 

sábado, 2 de dezembro de 2023

A Lei de Teerão

 



Papelões de Navid Mohammadzadeh e de Payman Maadi (que já conhecíamos daqui).

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Boy From The County Hell

 

Shane MacGowan
(1957 - 2023)

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Safari


(adquirido na Livraria "Sequoia", Travessa da Azurara, 45, Maputo)

"O pai chamava-lhe «burro» e o menino sorria. Chamava a esposa de «puta» e o filho voltava a sorrir. Pensavam que o rapaz reagia assim, placidamente, por causa do seu bom feitio. Ter bom feitio, nos dias de hoje, é um outro modo de ser burro. Mas não era feitio. Era um defeito. Quando o pai o chamava de «burro», o menino escutava «barro». E quando a mãe era insultada, ele convertia o insulto em silêncio.
Essa era a sua calada sabedoria: o melhor modo de evitar um conflito é escutar mal. Ou mal escutar, que é ainda mais difícil. Dos dois modos procedia o menino. E dizem que ele chegava ao ponto de acolher a ofensa como se fosse uma prenda. E tinha razão. Há neste mundo melhor que o barro ? O que mais pode ser, ao mesmo tempo, terra e água, mão, sede e cântaro ?"

terça-feira, 28 de novembro de 2023

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

sábado, 18 de novembro de 2023

terça-feira, 14 de novembro de 2023

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

ilha de Moçambique


«Acordar e não me cruzar com Cecí de toalha enrolada na sua cintura magra e os pelos do peito à mostra, com gotas de água cravadas no seu cabelo de caneco. Era o fim da nossa casa. Um homem quando sai de uma casa é como se uma parede caísse. Mas, sem ele, podia voltar à hora que quisesse, podia passear seminua pela casa toda sem me importar com ninguém. Faria tudo isso e o Cecí sendo esvaziado pelo autocarro na cidade de Maputo.
Cidade de Maputo !
Imagino-o admirando-se pela cidade, olhando os cantos todos à procura de qualquer cheiro perdido da Ilha e no fim achar o mesmo cheiro no seu corpo, na mala que o segue como uma cauda.
O Cecí entre as prostitutas da grande capital que fumam cigarros como a minha madrinha, entre as noites longas onde as armas ecoam em todos os cantos.»

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

a História é o Futuro


A Portuguesa

É simples, a Carminho há muito que atingiu o Olimpo. Obrigado.

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

"Strangers in the Night"


 Vasconcelos, Joana (maat)

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

domingo, 29 de outubro de 2023

(agora) no clube do Bairro

Salésias / C.F.B.

Faça chuva ou faça sol. Ou as duas coisas ao mesmo tempo. 

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

na inauguração do novo MAC


O CCB. 

Com as colecções Berardo e as novas Ellipse/Holma recuperadas para o acervo. E a do BPP em Serralves. Para o Estado, para nós. Isto é serviço público. É patriotismo. 

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Killers of the Flower Moon




Lily Gladstone, que assombro !

domingo, 22 de outubro de 2023

Dêem-lhes uma bola


 Sir Bobby Charlton
(1937 - 2023)

sábado, 21 de outubro de 2023

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

domingo, 15 de outubro de 2023

Bairro Arte


rua Gonçalves Zarco, Restelo 

sábado, 14 de outubro de 2023

Ni Dieu, ni Maître


 «(...) as batalhas travadas por Elise e pelos Novos Partisans, ao longo de todos esses anos, foram-no por causa justas e terão provavelmente contribuído para fazer avançar - e até emergir - certas ideias democráticas no nosso país. Pela denúncia das desigualdades sociais, das cadências infernais, dos despedimentos abusivos, das condições de vida indignas de trabalhadores imigrantes, dos crimes racistas, das violência policiais... e também pela defesa dos direitos das mulheres, dos direitos dos presos e a da liberdade de expressão. Esses combates eram essenciais para fazer progredir os direitos humano, tal como continuam a sê-lo, meio século mais tarde, uma vez que persistem em ser escarnecidos um pouco por toda a parte neste planeta ! (...) Porque esse mundo novo, mais justo e mais fraternal, que quisemos construir há mais de cinquenta anos, permanece por inventar !»

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Eu, Tituba, Bruxa... Negra de Salem


 «Sujo, tremendo de frio, ébrio de cansaço, todas as noites, o meu homem fazia amor comigo. Como dormíamos num recanto contiguo ao quarto do senhor e da senhora Parris, era necessário ter cuidado para não emitir nenhum suspiro, nenhum gemido que pudessem revelar a natureza das nossas actividades. Paradoxalmente, as nossas impetuosas trocas só ganhavam mais sabor.

Para uma escrava, a maternidade não é uma felicidade. Ela redunda em expulsar num mundo de servidão e abjecção um pequerrucho inocente ao qual lhe será impossível alterar o destino. Durante toda a minha infância, vira escravas a assassinar os seus recém-nascidos espetando-lhes um longo espinho no ovo ainda gelatinoso da cabeça, seccionando-lhes com uma lâmina envenenada o ligamento umbilical, ou ainda abandonando-os de noite num lugar percorrido por espíritos irritados. Durante toda a minha infância, ouvira escravas a trocar receitas de poções, de lavagens, de injecções que esterilizavam para sempre os úteros e os transformavam em túmulos atapetados de sudários escarlates. Em Barbados, num meio ambiente em que cada planta me era familiar, não teria tido qualquer dificuldade em desembaraçar-me de um fruto que me estorvasse. Mas ali, em Boston, como fazê-lo ?»

terça-feira, 10 de outubro de 2023

domingo, 8 de outubro de 2023

sábado, 7 de outubro de 2023

Viagens


 «Um lugar nunca é apenas "aquele" lugar: aquele lugar somos um pouco também nós. Seja como for, sem o sabermos, trazíamo-lo dentro de nós e um dia, por acaso, chegamos lá. Chegamos no dia certo ou no dia errado, conforme, mas isso não é responsabilidade do lugar, depende de nós. Depende de como lermos esse lugar, da nossa disponibilidade para o acolhermos dentro dos nossos olhos e dentro da nossa alma, de estarmos alegres ou melancólicos, eufóricos ou disfórico, de sermos jovens ou velhos, de nos sentirmos bem ou de nos doer a barriga. Depende de quem somos no momento em que chegamos a esse lugar. Estas coisas aprendem-se com o tempo e, sobretudo, viajando.»

in "Os meus Açores"

sábado, 23 de setembro de 2023

30 anos da gestação


Uma das grandes vantagens de termos 4 décadas (e meia) feitas. Já estávamos cá e assistimos a tudo em primeira mão. Ninguém nos contou.

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

10.000 kms mais perto

OH Maputo


Dantes, ao partir, partíamos.
Desta vez, ao partir, ficámos.

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

terça-feira, 29 de agosto de 2023

no Inhassoro



No Inhassoro há uma Senhora.

Sabe das coisas que sabe quem sabe mais.
Como é historiadora, conta-nos histórias. Dos livros e da Academia, e coisas lá muito fundo dela. A noite cai e há um vinho para abrir.
Fez uma casa. Que começa onde o mar acaba e termina onde o mar começa. 
E que vai completando com o que esta lhe reclama. Com pedaços daquilo que vai encontrando quando passeia, com corais e com alguns ossos de baleia, ou com um pilão que agora é mesa de cabeceira.
Cortando aqui, plantando ali, e onde cresce um embondeiro.
Onde crescem também cheiros, sabores e delícias, de uma muqueca de camarão ou do peixe-serra que lhe trouxe o Sansão.
Criando a Casa Massala como de uma filha para se tornar mulher.



quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Fernando Couto


" (...) que a minha vida fosse uma casa: janelas abertas aos sonhos, portas abertas aos outros."