quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Chalana



Só tu, Chalana, para nasceres no dia 10 e partires em outro 10. Estas coisas não acontecem por acaso. Para mim o 10 eras tu. O primeiro que vi jogar com a camisola mais bonita que há no mundo. 
Na altura, não sabia ainda muito, mas sabia uma coisa: gostava de te ver receber a bola no colinho e como ela se aninhava, como um novelo que depois desfiavas até à baliza. Mas sem cuidado e sem paciência. Como um gato que não sabe se está cá amanhã. De repente reviravas o novelo, a cabeleira ganhava força e com a espinha toda torcida e pézinhos de desequilibrista, já só eras vertigem, finta e loucura. Suor e saliva com o fio de ouro a balouçar, e a tragédia toda no corpo. P'ra alegria do terceiro anel.
Vais cedo, mas foste a tempo. De um último golo. A ceifeira podia esperar. Um pouco mais, velha maldita. Ainda  não terminei. Só mais um pouco. Valsa comigo, vá. Os putos estão a jogar. O Araújo até já marcou. Tão bonito isto, não achas ? Agora, para a esquerda. E, hop!, puxo-te para a direita. Sai remate, e olha, mais uma vitória do Benfica na Europa. 
Estás a ver, velha gaiteira ? Eu disse-te que já ia. Era só mais um bocadinho. 

3 comentários:

  1. Não sei como, mas era como me chamavam quando jogava na praceta, muito inspirado por este Senhor... ter vestido o 10 do manto vermelho, é para os grandes e o Fernando estava, sem sombra para dúvidas, entre os melhores dos melhores!

    ResponderEliminar
  2. Não sei como, mas era como me chamavam quando passava as manhãs e as tardes a jogar à bola na praceta... não sei como porque para chegar perto dos calcanhares deste génio só podia ser uma brincadeira de putos da rua... O Fernando foi um verdadeiro nº 10, destemido e hábil, trocava os olhos aos adversários que caiam com o esgar antes do drible!! GRANDE FERNANDO deixaste marca nas gerações que te acompanharam!!!

    ResponderEliminar
  3. joguei contra ti umas duas ou três vezes. tinhas de facto pézinhos. :)

    ResponderEliminar

Are You talkin' to Me ?