domingo, 14 de dezembro de 2014

Smile

Não é obviamente por acaso que Charlot nasce no ano em que estala a Iª Guerra Mundial. "If you smile, You'll find that life is still worthwhile", canta-me na cabeça o solitário vagabundo com solas gastas e estradas de sabedoria. 
100 anos depois, 125 depois de Chaplin, levo os miúdos ao novo Cinema Ideal, na Rua do Loreto, ao Chiado. Ressuscitou no que era e devia ser, um cinema de rua. Com balcão e sem os filmes hard-core. 
‘The Kid' em cartaz. Agora não é o meu pai que me leva às reposições. Ou talvez seja ainda ele, residente interno, a quem devo o meu gosto pelos filmes.
Mas antes um pastel de nata na antiga Manteigaria União.
E então, 'The Kid', para aprenderem o que é cinema. Para saberem como é lindo o cinema. Para conhecerem emoções mudas e a preto e branco. Que há bonecos que são humanos. Para compreenderem o quadro em madeira cá de casa, que a mãe herdou de Santa Cruz.
E no Natal - que mais podemos pedir ? - a época mais bonita que há no ano. A época de Chaplin.
"Pai, estou a gostar !" e o sorriso rasgado como nunca o ouvi. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Are You talkin' to Me ?