domingo, 29 de janeiro de 2017

Overground



«A minha obsessão com a guerra na ex-Jugoslávia é a de corrigir a mitologia, porque a mitologia acerca desta guerra foi absolutamente falsa. A televisão transmitiu a ideia de que se criava um mundo novo, e não o que aconteceu na Terra. É o meu segundo filme sobre este período. (...) Uma frase de William Faulkner foi um dos principais motores deste filme; é aquilo que me é dito pelo pastor no momento em que quero matar-me: "Estúpido, se te matares, nunca te irás lembrar desta bela mulher [a linda e magnífica Monica Bellucci], nem do amor." (...)
(...) uma história dramática que é facilitada e suportada pelo ambiente exterior, pelo visual dramático e gráfico da Herzegovina, que fica a sul da Bósnia, mais próxima do mar, que, aliás, se pode ver a partir daquelas montanhas. E o filme, enquanto história de amor, é a minha segunda resposta àquilo que era a mitologia oficial imposta pelos media e por tudo aquilo que víamos e ouvíamos. Quis deixar espaço para o amor como ideia humana suprema.»

Emir Kusturica, in 'Medeia Magazine'

No Monumental, que ainda resiste.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Are You talkin' to Me ?