quarta-feira, 25 de setembro de 2019

"Combater a Grande Mentira e o ódio"


«O aspecto mais extraordinário dos Protocolos dos Sábios de Sião não é tanto a história da sua origem como a da sua recepção. O facto de este embuste ter sido produzido por um grupo de serviços secretos e policiais de pelo menos três países, com base numa colagem de diferentes textos, é hoje bem conhecido - e Will Eisner conta-nos a história completa, tomando em consideração as pesquisas mais recentes. (...)
Apesar de o Times de Londres ter revelado, em 1921, que os Protocolos são um plágio, e não obstante todas as confirmações da sua natureza espúria por parte de diversas fontes credíveis, houve sempre alguém disposto a reeditar o livro e a reafirmar a sua autenticidade. E a história continua a circular, imparável, na Internet dos nossos dias. É como se, depois de Copérnico, Galileu e Kepler, continuassem a publicar-se obras onde se defende que o Sol gira em torno da Terra.
Como explicar esta resistência a todas as evidências e o perverso poder de atracção que este livro continua a exercer ?
(…) não são os Protocolos que produzem o anti-semitismo, é a profunda necessidade de identificarem um inimigo que as leva as pessoas a acreditarem nos Protocolos.
Estou convencido de que - não obstante esta obra corajosa, não cómica, mas trágica, de Will Eisner - a história está ainda longe do fim. (…)»

Umberto Eco
Milão, Itália
Dezembro de 2004

Sem comentários:

Enviar um comentário

Are You talkin' to Me ?