quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Humilhação pública (ainda A Visita)




"(...) Não haverá quaisquer contactos porque estará sempre rodeada de dezenas de seguranças, com navios de guerra no Tejo vigilantes e o céu sem aviões, mesmo de carreira, não vá o diabo tecê-las. Haverá polícias especializados e guardas-republicanos mobilizados e as ruas por onde passar estarão fechadas ao público. Há helicópteros a espiar a terra, o mar e o céu. Nunca nenhuma das muitas centenas de presidentes e primeiros-ministros que nos têm visitado, nos últimos anos, foram sujeitos a semelhante humilhação. Porque é de uma humilhação que se trata.(...)"

Mário Soares, 'Diário de Notícias' - 13.11.12


NB: 'Tesos' é a palavra que a imagem não apanhou, e que está pintada no mural da Av. Infante Dom Henrique, em Lisboa, a seguir a 'ESTE BEIJO DEIXA-NOS' (imagem de cima).

Adenda:
Não ia fazer um post sobre a Visita de Angela Merkel a Portugal. Acho sinceramente que o que a Visita merecia era ser ignorada. Olimpicamente.

Foi o que a maioria dos portugueses fez, com excepção das escassíssimas centenas que se deslocaram a Belém para vaiar, empunhando cartazes de Merkel=Hitler (?!).
Esta insignificância não teve nada que ver com as dezenas de milhar de manifestantes que saíram à rua em todo o país no 15 de Setembro, ou com os milhares que se reuniram em vigília à frente do Palácio de Belém no dia do Conselho de Estado, seis dias depois.

Acho que os portugueses, com enorme sabedoria, quiserem ignorar a Senhora.
E só porque

a) o Governo tem medo/vergonha das vaias, e
b) a imprensa é sanguinária 

é que foi montado todo este triste espectáculo.
Não fossem estas duas acções combinadas e provavelmente ninguém daria pela Visita.
Quando Merkel foi à Grécia, houve verdadeiros tumultos. Aqui nada disso aconteceu. Os cartazes e vaias anti-Merkel não são representativos de coisa nenhuma.
OS PORTUGUESES QUISERAM IGNORAR MERKEL !

O que é grave foi o circo mediático montado à volta da Visita, a começar, obviamente, no Governo.
É aqui que entra Mário Soares: este Governo (que entra pelas traseiras, que se reúne à porta fechada) tem tanto medo do povo que acaba a fugir com Angela Merkel, escoltada como se fosse um árbitro de futebol depois de um Porto-Benfica.
Coisa que não escapou aos principais jornais alemães que fizeram títulos dizendo: “Merkel recebida em fortaleza”. E era precisa esta operação anti-terrorismo ? Claro que não !
Mas foi o que aconteceu.
E isto é que é preciso perceber.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Are You talkin' to Me ?