sábado, 25 de setembro de 2010

"Estás em linha recta para te aleijares outra vez."

Então, por cá outra vez ?
Como ?
Por cá outra vez ?
O quê, lembra-se de mim ?
Sim, radiografia. Ao joelho, certo ?
Estou impressionado. Se me disser que foi ao joelho direito, fico cá.
Não, isso já não. Mas lembro-me de si. Com esses olhos caídos. Como um cão abandonado. E agora ?
Agora a radiografia. Perna esquerda. Canela.
Levante a calça. Até ao joelho. Uiii. Isto está feio. Porradona valente... E ficou bom ?
Sim, recuperei. Sem menisco e com o tendão rotuliano atarrachado no osso a fazer as vezes do ligamento cruzado. E esta dormência que nunca me vai largar a cicatriz.
E voltou ?
Claro. O que é que um gajo pode fazer ? Não me lembrava do último golo.
Deixe-se disso. Como vê, o desporto só faz mal à saúde.
Também me disse isso da outra vez.
Porque é verdade. Vá, deite-se. Cabeça para trás e estique a perna. Agora de lado, perna dobrada.
Calma. Está a doer.
Que é que quer ? Bem, já está. Agora vai ali para outra sala falar com a médica. Espero que não seja tão grave.

Então Doutora, está partida ?
Não me parece. Não vejo nada. Nem tíbia nem perónio. Mostre-me lá a perna. Caramba! Quando é que foi ?
Ontem à noite.
E como é que fez isto?
Eu ? Não fui eu. Foi um pau. Eu a rematar de um lado e o outro tipo a atacar a canela. A bola já não estava lá.
É sempre uma bola. Não sabem jogar devagar.
O gajo é do Porto. São rijos que se farta.
Você também. Ao menos marcou algum golo ?
Três. Antes do cacete.
Dói ?
Quando ponho o pé no chão. Ou se continuar a carregar como está a fazer.
E está quente. Ficou com a perna num trambolho. Não gosto nada desse negro arroxeado. Porque é que só veio cá hoje ?
Porque ontem já era tarde e elas é que quiseram.
Humpf... Ok. Se aumentar de tamanho ou se o traumatismo ficar mais negro, vem logo para cá. Para já toma estes comprimidos. Doze em doze horas. E passa esta pomada. Continua a fazer gelo. Trata com isto e com isto. Mais do que a canadiana, quero essa perna levantada. A ver se esse coágulo é absorvido. As melhoras. Ah, e durma com a perna de fora que o calor faz inflamar.

Quando era puto não costumava ser assim. Eram só joelhos e cotovelos esfolados. E o álcool depois disso. Ok, também parti um braço, mas não foi a jogar. E fui com o gesso no braço quando os rapazes passaram lá por casa com a bola na mão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Are You talkin' to Me ?