sábado, 19 de março de 2011

Benfica - PSV

Lembro-me perfeitamente.
Maio de 1988. Tinha 10 anos inteirinhos. Nesse ano tinha-me apaixonado pela Rita, uma miúda da minha Rua, ouvi pela primeira vez o "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e o "Final Cut". Ainda trocava cromos e ao fim da tarde ia para a rua jogar à bola com a malta num campo pelado (num dia até com o braço enfiado em gesso), andar de skate ou, então, pegava na bicla para umas corridas para longe do bairro. Picávamos muito a mulher da "Chamade", uma boutique que ficava debaixo das Arcadas e que não gostava de nos ver ali a derrapar. Derrapávamos mais ainda, como é óbvio ! 
O Mundial do Maradona, Tchernobil e o desastre do Challenger tinham sido há dois anos. A escola não chateava. A mana também não. Tinha 10 anos e era a primeira vez que ia ver o Benfica jogar uma final da Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Estugarda.
Estugarda.
Antes o Steaua de Bucareste, de Hagi, eliminado por duas cabeçadas fulminantes do Rui Águas no lindo velho Estádio da Luz.
Estávamos na final.
Tínhamos Veloso, Mozer, Álvaro, Chiquinho, Shéu, Pacheco e, claro, o Mats Magnusson. Mas faltava o Diamantino. Merda.
Do outro lado holandeses do PSV Eindhoven: Van Breukelen, Eric Gerets, Ronald Koeman a despontar e Kieft.
Os tipos corriam, as botas voavam e a bola não entrava. 0-0. Foda-se Magnusson !
Penalties. 5 para cada lado. Ninguém falha. É o sexto. Éramos todos ali. Todos. Veloso atira, Van Breukelen era enorme, esticou-se como um elástico para a direita, e acabamos.
No próprio dia chamei um amigo e fui para a rua ultrapassar o problema daquele penalty falhado. Chamava-me os nomes dos jogadores que tinham batido e rematava. Entrava tudo. Quando chegava a minha vez de Veloso a bola entrava também e o Benfica era Campeão Europeu. Depois repetia. A do Veloso sempre lá dentro. Para não recalcar. Perdoei-o nesse mesmo dia. Nos dias seguintes também. Dois anos depois tudo esquecido, final outra vez.


O Benfica vai agora jogar com o PSV para a Liga Europa.
O tempo traz sempre tempo. E agora é tempo. Para dar a volta ao penalty do Veloso. E não acabar.

1 comentário:

  1. Lembro-me de tudo!!
    E desta vez, como o Veloso não joga, não vamos falhar!!

    ResponderEliminar

Are You talkin' to Me ?