Santiago do Escoural
sexta-feira, 26 de dezembro de 2025
terça-feira, 23 de dezembro de 2025
segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
domingo, 21 de dezembro de 2025
O Julgamento
《'Cause people let it happen !》
Relevantíssimo. Sobretudo numa altura como a de hoje. E Russel Crowe é imenso. Enche a tela toda.
Etiquetas:
Auschwitz,
Filmes,
Never again,
WWII
sábado, 20 de dezembro de 2025
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
terça-feira, 16 de dezembro de 2025
seria para rir, não fosse talvez para chorar
Não se tratou propriamente de um debate. Para isso, era necessário respeitar, não insultar, não interromper constantemente, ouvir, calar para que em casa se oiça, e, depois, esgrimir argumentos com inteligência. Ensina-se na escola.
Mas valeu a pena só pelo início. Ainda nem dois minutos tinham passado, e já Ventura declarava:
"Vamos ter provavelmente duas voltas,” e na segunda “temos uma coisa curiosa, que é: provavelmente todos se vão unir contra mim e contra esta candidatura.”
"Só mostra como serão todos contra mim e isso mostra que eu estou no caminho certo!"
*
Aqui há uns anos havia uma anedota que era parecida:
«Um tipo circulava em contra-mão numa auto-estrada e, a dada altura, ao ouvir no rádio que "há um maluco a circular em contra-mão", responde indignado:
"Um não! São centenas!"»
Etiquetas:
Ai Portugal Portugal,
Brain Damage,
Pobreza de espírito,
Politicar,
TV
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
os primos da américa
«Natural do Pico, João Filipe era um pesquisador de ouro dos muitos que acorreram à Califórnia em meados do século passado. Sem sorte, foi obrigado a recorrer aos militares e trabalhar como aguadeiro num canto perdido da fronteira índia, Fort Kearney, no Nebrasca.
Numa manhã, dois mil índios Sioux comandados pelo chefe Nuvem Vermelha emboscaram uma patrulha saída do forte e massacraram os soldados. Em Fort Kearney foi o pânico, as armas e a pólvora que restavam eram poucas. O aguadeiro português fez-se voluntário para uma tarefa impossível: ir buscar reforços a Fort Laramie, trezentos e oitenta quilómetros a oeste. Tal como os filmes ensinam, homem e cavalo que se aproveitem da noite e da névoa da madrugada podem enganar índios. Quatro dias depois - Dia de Natal, o que sempre ajuda para fazer perdurar lendas - John Philips estava a bater ao portão de Fort Laramie. Um esquadrão de cavalaria chegou a tempo de salvar os sitiados. Os Sioux esperaram dez anos para saborear a vingança.»
*
«Mas o homem ainda jovem que me levou ao jardim secreto de Valim quis-me contar uma história sua, de asfalto.
No mês anterior, ia para o trabalho pela "Freeway 5" quando viu, do lado de lá do separador, um carro indo no mesmo sentido. Os infelizes dos automobilistas da outra faixa guinavam, capotavam, chocavam entre si. O automobilista suicida prosseguia pela auto-estrada urbana em contramão.
- Pus-me a persegui-lo, lado a lado - disse-me George Fernandes.
Buzinou, gritou-lhe, mas do lado de lá do separador o outro continuava com o olhar vidrado, fixo na direcção indevida. Fernandes acelerou, travou mais à frente, saltou do carro e pôs-se na outra faixa agitando os braços como um pegador desesperado. O doido parou o carro, submisso. Já se ouviam as sirenes da polícia. Em Agosto de 1990, George Fernandes tornou-se o "cidadão do mês" de Sacramento, com foto em jornais e nome no telejornal.
- Mas o que eu gostei mais foi ouvir o polícia dizer-me: "Você tem uns tomates do caraças!"»
Etiquetas:
Ai Portugal Portugal,
FF,
Livros,
USA
terça-feira, 9 de dezembro de 2025
segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
domingo, 7 de dezembro de 2025
quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
Subscrever:
Comentários (Atom)










